- Quais são os animais que pensas que estão em vias de extinção? E porquê?
Deixamo-vos o exemplo do Lince-Ibérico que, devido à destruição de habitats, aos atropelamentos e à caça, assim como, à escassez de alimentos, se encontra em vias de extinção na Península Ibérica. Tomámos conhecimento da existência de um programa de proteção no Centro Nacional de Reprodução, em Silves, para proteger esta espécie.
Disponibilizamos o link da notícia que explica melhor esta situação:
Esta é uma notícia que nos deixa feliz, apesar dos danos que já causámos a esta espécie, há pessoas e instituições que se preocupam em mantê-la viva, ajudando-a a lutar contra a extinção da mesma. Espero que sejam bem sucedidos, neste caso e em tantos outros que também necessitam de ajuda.
ResponderEliminarAo termos conhecimento desta notícia, o grupo considerou-a bastante pertinente pelos mesmos motivos que o vosso grupo referiu.
EliminarEsperemos que continuem a seguir o nosso blog :)
O nosso grupo procedeu a uma pesquisa e encontrou o nome de algumas espécies em perigo de extinção, tais como:
ResponderEliminar•O panda gigante, devido à devastação das florestas asiáticas, à lenta reprodução do bambu (base alimentar do presente animal) e à caça voraz;
•O rinoceronte de Java, devido ao facto de serem pouco férteis (cada fêmea só dá à luz uma cria de dois em dois anos), à caça (praticamente todas as partes do seu corpo são utilizadas na medicina tradicional, sendo a mais valiosa, o corno) e à destruição do habitat do presente animal;
•O tucano. No site não explicam o porquê de estar ameaçado. Poderiam explicar-nos o porquê do tucano se encontrar em vias de extinção?
Fonte:
http://mundo_animal.blogs.sapo.pt/3228.html
Achámos relevante a vossa pesquisa em relação ao nosso tema e agradecemos, desde já, a vossa colaboração, como tal pesquisamos também na fonte que nos disponibilizaram. Contudo, o nosso blog pretende dar a conhecer as espécies em vias de extinção, somente, em Portugal, como próprio nome indica e os animais que pesquisaram são de outras partes do mundo. De qualquer modo pelo que entendemos da pesquisa, o tucano está ameaçado, uma vez que a selva amazónica também se encontra em perigo e, se este é o habitat natural do tucano, é normal que o animal esteja em risco de extinção.
EliminarEsperemos ter esclarecido a vossa dúvida. Obrigada e continuem a seguir o nosso blog.
Ter conhecimento dos animais em risco de extinção ou das espécies mais vulneráveis é sem dúvida muito importante, considero ainda que conhecer as espécies em perigo no nosso país mais pertinente se torna ainda... assim aqui fica a sugestão de explorar a dimensão relacionada com o nosso território, tal como o exemplo que o grupo apresenta. Quais as consequências que advêm da perda da biodiversidade? Mas será que esta também não prejudica as populações? Estou a pensar especificamente em algumas espécies como: - o lobo ibérico – este é um tema particularmente interessante e curioso, pois como conciliar a preservação desta espécie com os problemas das populações rurais (desaparecimento/ataques ao seu gado), por exemplo? Existirão formas de controlar e minimizar este problema? Segundo sei, o Grupo Lobo delineou uma linha de ação que envolve a utilização das raças de cães de gado para a proteção dos rebanhos e simultaneamente, contribuir para a conservação do lobo (Grupo Lobo, sd). De que forma esta relação se torna possível? Esta medida será suficiente para o desenvolvimento de uma relação pacífica entre o homem e o lobo?
ResponderEliminar(http://lobo.fc.ul.pt/caodegado/main.html).
Para além dos animais há que valorizar a flora. Relativamente a este tema deixo aqui uma sugestão de exploração para alguns conteúdos: http://www.icn.pt/pnc_flora_perigo/index.htm
Sim, existem formas de controlar o problema. Após uma pesquisa, o grupo ficou a conhece-las, entre elas a Reserva Natural Estuário do Tejo que, a nosso ver, é bastante conhecida e a Reserva Natural Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. António, que desconhecíamos. Estas reservas têm objetivos bastante semelhantes, apesar de não albergarem as mesmas espécies animais e vegetais, sendo o principal, proteger e preservar habitats da flora e da fauna selvagens em Portugal, dando a conhece-los à população. Tome-se como exemplo, a Reserva Natural da Serra da Malcata, onde se localiza um santuário felino e ainda sobrevivem poucos linces ibéricos e a Reserva natural do Paul do Boquilobo, que abriga o Salgueiro que é uma planta aquática. Deste modo, as reservas permitem afastar estes animais da população. Esperemos ter respondido à sua questão.
EliminarRelativamente à flora, o grupo tem conhecimento do seu valor, mas por uma questão de tempo, optou por falar dos animais em vias de extinção e só depois referir-se a espécies vegetais.
Obrigada e continue a seguir o nosso blog.
A existência do Centro Nacional de Reprodução em Silves é de grande importância não só para Portugal mas também para a Península Ibérica no seu todo pois, este é um mamífero carateristico da mesma.
ResponderEliminarQuanto às vossas questões e após uma breve pesquisa encontramos alguns animais em vias de extinção em Portugal:
- Águia Imperial. Está em vias de extinção devido à diminuição da sua presa principal, o coelho, e à fragmentação do seu habitat preferencial.
- Saramugo. É o mais pequeno peixe da fauna da bacia do Guadiana. O seu desaparecimento deve-se à má gestão dos habitats aquáticos e leito dos rios.
- Foca Monge. O principal motivo do seu desaparecimento deve-se ao contacto com o ser humano. Primeiro, foi perseguida para uso comercial; depois, sofreu com a actividade piscatória, que competiu com a sua própria actividade de predação para alimentação e a empurrou cada vez mais para fora das áreas onde antes habitava. E ainda, os pescadores capturavam-nas nas suas redes acidentalmente.
O link da nossa pesquisa foi: http://www.wwf.pt/o_nosso_planeta/especies/top_5_das_especies_de_portugal___as_cinco_especies_mais_ameacadas_e_emblematicas_de_portugal/
Pensamos que futuramente vos poderá ser útil.
Também vos deixamos dois links sobre espécies extintas que considerámos pertinentes partilhar convosco:
1. http://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/-span--b-Sociedade-b---span--(1)/Fotogaleria-(821).aspx
2. http://www.sabado.pt/Arquivo/Ultima-Hora/Sociedade/Sapo-extinto-ha-seculos-ressuscitado.aspx
Bom trabalho e Boa Páscoa :)
Agradecemos a vossa participação. Relativamente aos animais que referiram, nós já tínhamos conhecimento dos mesmos e, posteriormente, iremos colocar informação mais aprofundada.
EliminarQuanto aos sites disponibilizados são bastante interessantes.
Obrigada e continuem a seguir-nos :)
O nosso grupo achou que o video que deixaram no link, era muito pertinente. Pois não sabiamos que se podia recolher embriões antes da esterilização (em animais).
ResponderEliminarFizemos uma pesquisa e achamos que os Rinocerontes da Malásia também seria bom para explorarem. São ameçados por problemas de reprodução, a baixa densidade de espermatozóides e outros problemas reprodutivos estão a impedir a gravidez.
Bom trabalho, continuem ;)
O grupo também não tinha conhecimentos deste facto, por isso é que disponibilizamos esta mesma notícia.
EliminarAgradecemos a vossa pesquisa, mas o rinoceronte da Malásia não se adequa ao nosso tema, pois não é uma espécie em vias de extinção em Portugal, contudo não deixa de ser importante.
Obrigada e continuem a seguir-nos :)